COMO O COACHING FUNCIONA?

Tags Coaching, Coach, Sonhos, realização.
Autora Francis Lima

Temos visto atualmente uma multiplicação vertiginosa tanto de coaches quanto de pessoas que estão procurando por um coach! Mas afinal de contas, você sabe como é o trabalho de um coach?

Como funciona, para que serve, quais são os resultados que se pode alcançar?

Se você ainda tem alguma dúvida, então vem comigo que eu quero te mostrar tudo sobre coaching de uma forma clara, objetiva e até divertida, por que não?!

Coaching é o processo que te leva do lugar em que você está agora ou, da pessoa que você é hoje, para o lugar onde você quer chegar ou a pessoa que você deseja ser!

Ou seja, coaching é um processo que te ajuda a sair da imaginação e te faz partir para a ação, para a realização!

Muitas vezes não basta apenas parar de sonhar acordado (imaginar), mas o objetivo é algo difícil de ser alcançado sozinho. Aliás, você não sabe nem por onde começar! Talvez não você nem saiba se é aquilo que você realmente quer...



Existem dúvidas, incertezas, inseguranças e até desconfianças sobre a sua própria capacidade... É aí que o coach entra! Ou melhor, é aí que você, sabendo o que é o processo de coaching, procura por um coach! ;)

O coach irá entender o seu problema ou o seu objetivo, e com empatia, atenção, ouvindo tudo o que você irá colocar, usará suas ferramentas mágicas e te ajudará a construir o caminho para seu objetivo, até você chegar nele!

Vamos citar alguns exemplos bem simples sobre o motivo pelo qual alguém procura um coach ou de como ele pode ajuda-lo:

Imagine que você está acima do peso (20Kg a mais) e está insatisfeito com o seu corpo e preocupado com sua saúde por conta disto. Você já até tentou “segurar a boca”, digamos que até conseguiu emagrecer por um tempo, mas depois, não soube manter a disciplina e voltou a ganhar peso novamente.

Você gostaria de perder todos os quilos a mais, mas se manter assim, seja através de uma alimentação saudável, ou de exercícios físicos ou mesmo, de um conjunto de hábitos saudáveis.

Daí, você procura um coach para te ajudar a chegar neste objetivo. Isto é, perder 20 Kg de forma sustentável e de modo que você possa desenvolver hábitos saudáveis para se tornar a pessoa que você quer ser!

Outro exemplo, cada vez mais frequente no mundo, principalmente na geração Y, é a insatisfação com o trabalho. Nem sempre esta insatisfação está relacionada a baixa remuneração, mas à falta de propósito no trabalho, a falta de vocação para exercê-lo ou ao fato de não utilizar aquelas habilidades que você tem de melhor – seus talentos – para executá-lo.

Tudo isso pode ser frustrante ao ponto de você querer mudar de emprego, mudar de profissão, ter o seu próprio negócio ou querer passar num concurso público buscando aumentar sua qualidade de vida, sua autonomia e alcançar a felicidade em sua vida profissional.

Mas apesar da ideia que te surgiu sobre mudar de carreira, tudo ainda está muito nebuloso. Você não sabe por onde começar, não sabe como pode fazer um bom planejamento para concretizar esta transição, tem medo de dar passos em falso e colocar tudo o que você já conquistou a perder!

Entretanto, você não quer ficar paralisado pelo medo, apenas imaginando como seria, mas sem sair do lugar. Um coach de carreira poderá te ajudar a se autoconhecer, a se planejar e a tomar medidas que te façam sair do lugar e subir, paulatinamente e com segurança, os degraus que te levarão a realização do seu sonho.






Os principais estágios do coaching, de acordo com o vídeo são:

- MEET (Encontro): Onde o cliente fala para o coach o obstáculo que ele deseja superar, para onde ele quer ir, seu objetivo/sonho.
- VISION (Visão): O coachee explana a visão dele sobre a questão: quem ele quer se tornar quando superá-lo. Esta fase, é uma fase de profundo autoconhecimento onde o coach usará ferramentas e fará perguntas para que o coachee busque dentro de si mesmo as capacidades, os recursos e motivações para alcançar seu objetivo.
- THE PLAN (O plano): É como o coachee quer chegar onde ele deseja. Que ideias ele tem sobre isto? Como se dará o planejamento?
- JOURNEY (Jornada): A jornada são as ações que o coachee irá tomar, a forma como ele arregaçará as mangas
para subir os degraus e chegar cada vez mais perto da realização do objetivo.
- SUCCESS (Sucesso): O alcance do resultado!

“Um sonho sem realização torna-se um fardo pesado demais pra se carregar.”
- Kennedy Gonçalves.

Procurando frases sobre sonhos, achei esta que está aí em cima, do Kennedy Gonçalves. Ela é um tanto dura, mas é uma ótima pedida para refletirmos sobre nossos sonhos e nossas realizações.

Podemos ser grandes sonhadores, mas se não formos realizadores, todos os sonhos que ficaram para trás, engavetados, serão algo do qual não nos orgulharemos.

Sim, só nos orgulhamos de nossos sonhos e projetos quando eles ainda estão recentes em nossa mente. Quando eles vão se solidificando e o tempo passa, sem termos realizado, eles podem se tornar um fardo. Pois acabam sendo um símbolo de sua inação, do seu medo, ou da sua falta de confiança em si mesmo.

Por isso, fica a dica: sonhe e realize! Enjoy the journey! Curta o caminho, ele pode até parecer muito tortuoso, como no desenho do vídeo, mas sempre há formas de vencê-lo, utilizando o apoio (que pode ser de um coach profissional e de outras pessoas), suas habilidades, sua criatividade e sua persistência!

Referências:

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=UY75MQte4RU


Fotos:
http://www.keepcalm-o-matic.co.uk/p/keep-calm-and-enjoy-the-journey-26/ by Jessica
http://greatist.com/play/relationship-doubts-are-totally-normal
http://olddogcycles.com/2011/07/estrada.html




Quem sou eu?



Francis Lima


– Graduada em Geologia na UFRJ com ascedência em Psicologia e lua em Marketing. Também é Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e Empreteca pelo Sebrae.

"Não seja levado pelos ventos do mercado. Seja o autor da sua própria história profissional!"

Deixe seu comentário:

Loading...